Centro Juvenil de Artes Plásticas formou 500 alunos e ajudou a expandir a arte em 2022

Em 2022, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) ministrou mais de 20 oficinas gratuitas ofertadas presencialmente, além de oito oficinas virtuais. A instituição, pertencente ao Governo do Estado, é voltada à formação artística de crianças e jovens de 8 a 17 anos. Cerca de 500 alunos foram atendidos, em turmas de artes visuais, desenho, teatro, arte urbana/skate, fotografia e audiovisual, entre diversas linguagens artísticas.

O resultado foi a ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes, com desenvolvimento de diferentes conhecimentos, expressões e habilidades”, afirma o diretor da unidade, Luiz Gustavo Vidal. “O desempenho do CJAP mostra como a arte deve ser encarada e como a arte paranaense deve ser valorizada”, ressalta.

Além das oficinas, o CJAP fomentou eventos artísticos, como apresentações musicais, em colaboração com o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, as mostras Lugares do Paraná e Releituras Modernistas, e exposições de obras dos alunos de Desenho, Artes Visuais e Teatro que exploraram temáticas como a “Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil”.

PARCERIAS – Em 2022, foram firmadas parcerias que ampliaram o alcance social do CJAP. Destaque para ações em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) na realização de oficinas de Artes Visuais e Arte Urbana durante a feira em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, e projetos de extensão em visitas técnicas com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A aplicação do projeto Arte no Paraná envolveu mais de 250 docentes e docentes em formação, que além do acesso ao material produzido, tiveram a possibilidade de reverberar esses conhecimentos para seus futuros alunos e colegas de docência.

Houve também a ampliação de projetos educativos, como o projeto de formação e capacitação de docentes do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, pertencente à rede estadual de educação; do programa Linhas do Conhecimento, da prefeitura de Curitiba; e do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Nas atividades de formação dos professores, foi destaque a socialização dos professores da CJAP com o setor educativo do Museu Casa Alfredo Andersen e Museu da Imagem e do Som, assim como ampliação e compartilhamento dos conhecimentos artísticos, valorizando a formação continuada de arte.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

JORNAL DE COLOMBO PROMOVE 2º ENCONTRO DE ALINHAMENTO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…

2 dias ago

GRATIDÃO: TINTAS PELICANO PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA CLIENTES E PARCEIROS

Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…

2 dias ago

COLÉGIO CÍVICO-MILITAR VINÍCIUS DE MORAES CELEBRA DIA DA BANDEIRA COM SOLENIDADE

Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…

2 dias ago

NATAL SUSTENTÁVEL: APAE ENVOLVE ALUNOS EM PROJETO TRANSFORMADOR

Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais.   A decoração…

2 dias ago

Edição 2955 – 22 de novembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

2 dias ago

COMUNIDADE MARIA IMACULADA CELEBRA 35 ANOS COM FESTA EM HOMENAGEM À IMACULADA CONCEIÇÃO

Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…

3 dias ago