Bloco Afoxé Aye Layo abre os desfiles com ritual de purificação da avenida
O Carnaval de Curitiba 2025 começou com criatividade e muita animação neste sábado (1º/3), na Rua Marechal Deodoro. A programação diversificada incluiu desde o irreverente Carnaval Nerd até os tradicionais blocos carnavalescos, que tomaram a avenida ao anoitecer. Entre eles, o Afoxé Aye Layo, bloco mais antigo da cidade, trouxe espiritualidade e cultura para a abertura oficial do desfile.
UMA FESTA PARA TODOS OS PÚBLICOS
A primeira atração do dia foi o Carnaval Nerd, reunindo super-heróis, vilões e personagens icônicos da cultura pop. O Bloco do Naruto fez a alegria dos fãs de animes, enquanto o Bloco Gamer CarnaWild trouxe uma versão especial da famosa Carreta Furacão com personagens do jogo League of Legends. O cortejo percorreu a Marechal Deodoro até a Rua Dr. Faivre, onde houve apresentações especais, concurso de cosplay e atividades interativas.
Após a festa nerd, crianças e suas famílias ocuparam a avenida para o animado baile infantil, comandado pela Banda do Polakinho. A matinê se repete no domingo (3/3), no mesmo local e horário.
AFOXÉ AYE LAYO: CULTURA, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA
Por volta das 18h, o Afoxé Aye Layo iniciou os desfiles dos blocos carnavalescos. Criado para preservar e difundir as tradições afro-brasileiras, o bloco tem o importante papel de abrir o carnaval com um ritual de purificação da avenida. De acordo com Pai Ibe, diretor do bloco, a cerimônia busca trazer boas energias para foliões e escolas de samba:
“Nós temos um ato de purificar a avenida para que o folião e as escolas possam passar, se divertir, sem que tenham maiores problemas. Afinal de contas, é uma festa com liberdade, com muitas energias, onde também se falam de temas voltados à nossa cultura.”
Pai Ibe também destacou que o Afoxé Aye Layo vai além do carnaval, atuando em apresentações culturais e eventos religiosos ao longo do ano.
“Temos o bloco de carnaval e também o grupo Afoxé, que se apresenta em eventos corporativos, universitários e governamentais, levando nossa luta e tradição para diversos espaços.”
A noite seguiu com muita festa e encerrou com o aguardado desfile das escolas de samba do grupo especial, que levou brilho, samba e alegria às ruas de Curitiba até a madrugada de domingo (2/3).
Fotos | Afoxé Aye Layo