Categories: Estadual

Campanha de vacinação contra a poliomielite vai até 30 de novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até o dia 30 de novembro no Estado do Paraná. A imunização teve início no dia 28 de setembro, uma semana antes da campanha nacional, e terminaria em 30 de outubro, mas foi prorrogada pelo não atingimento da meta de cobertura vacinal.

A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. A vacina contra a pólio faz parte do calendário nacional de imunização e está incluída na rotina dos postos de saúde, mas é importante que as crianças sejam vacinadas neste momento para que o Estado tenha homogeneidade na imunização. “Uma cobertura vacinal maior e homogênea das crianças neste momento é fundamental. Vivemos a pandemia da Covid-19, com números elevados, mas temos por outro lado as vacinas disponibilizadas pela rede estadual e que protegem contra várias outras doenças, como a pólio, que é a paralisia infantil”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Antecipamos o início da campanha no Estado e agora estendemos o prazo para dar mais oportunidade aos pais e responsáveis de levarem as crianças aos postos de vacinação em seus municípios. Todos estão abastecidos, com profissionais preparados para receber o público-alvo, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia”, destacou o secretário.

A poliomielite é contagiosa, aguda e grave. As sequelas estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. As principais são paralisia de membros inferiores; problemas e dores nas articulações; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, atrofia muscular e osteoporose, entre outros.

O Paraná não registra casos da doença desde 1986 e o Brasil teve o último em 1989. “Mas temos o vírus ainda circulando em outras partes do  mundo e sabemos que, caso não haja uma cobertura efetiva, o risco de contaminação das crianças é iminente”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Até o momento, o Paraná atingiu a cobertura vacinal de 74,63% do público-alvo, que é de 583.962 crianças “Precisamos chegar a um índice de 95% para termos a segurança de que as crianças paranaenses estão realmente protegidas. Por isso fazemos um apelo aos pais que levem os filhos aos postos para garantirmos a prevenção de todos” explicou a chefe do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PREFEITURA DE COLOMBO PROMOVE CAMPANHA PARA ARRECADAR DOAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL

Diante da tragédia que algumas cidades do Rio Grande do Sul estão passando, a Prefeitura…

2 dias ago

ECONOMIA: ARROZ E CARNE DEVEM FICAR MAIS CAROS COM ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL.

As enchentes do Rio Grande do Sul afetaram a produção agrícola do estado, principalmente de arroz, soja…

2 dias ago

FIM DE SEMANA COM DANÇA, ESPORTE, MUITO LAZER, EM CURITIBA, E TUDO DE GRAÇA

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai oferecer mais um fim de semana repleto de…

2 dias ago

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NO JARDIM MARAMBAIA

A Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, realizou na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago

PRIMEIRO CAPSi DE COLOMBO É INAUGURADO EM OSASCO

A Prefeitura de Colombo inaugurou na manhã desta sexta-feira (03), o primeiro Centro de Atenção…

3 dias ago

PARANÁ PROMULGA LEI DO AUTISMO, MARCO LEGAL PARA INCLUSÃO E PROTEÇÃO

O governador Carlos Massa Ratinho Junior promulgou nesta semana a Lei 21.964/2024, estabelecendo o Código…

4 dias ago