Com informações da SESP
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná 1.243 salvamentos na água e, infelizmente, nove óbitos por afogamento durante a alta temporada. Os números compreendem o trabalho feito em toda a faixa do litoral paranaense no período entre 17 de dezembro de 2022 e este domingo (12).
Também foram realizadas 145.161 ações preventivas, e registrados 5.208 contatos de banhistas com caravelas ou águas-vivas. Os bombeiros também entregaram 11.459 pulseirinhas de identificação para as crianças durante o Verão Maior Paraná.
Desde o início da temporada, o litoral paranaense conta com um efetivo de 535 bombeiros militares e 133 guarda-vidas civis, que estão em 92 postos distribuídos em toda orla. Este trabalho segue até o final de fevereiro.
Os postos de guarda-vidas funcionam nas praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, e há um posto tático-móvel em Morretes. Para as ações preventivas e salvamentos, os postos contam, inclusive, com embarcações para auxílio nas rondas marítimas e nos salvamentos.
“A segurança das crianças que frequentam as praias é um dos focos da atuação da corporação, por isso as equipes do Corpo de Bombeiros reforçam a distribuição das pulseiras e demais ações de orientações aos veranistas”, destaca a porta-voz da corporação, Thayane de Lima.
“Nós estamos aqui para orientar e advertir, caso seja necessário. Nossa equipe está distribuída pelas praias do Paraná, então reforçamos que a população preste atenção nas bandeiras de sinalização, que orientam os lugares mais tranquilos e seguros para banho”, completa.