Casos de afogamento preocupam, enquanto resgate inusitado de criança viraliza nas redes sociais
A cada quatro minutos e vinte segundos, uma nova ocorrência é atendida pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Em 2025, já são mais de 27 mil registros no estado. No último fim de semana, um afogamento fatal em Matinhos e um resgate inusitado em Ponta Grossa chamaram a atenção.
Desde o início do ano até o último domingo (23), o Corpo de Bombeiros do Paraná já atendeu 27.119 ocorrências, conforme dados do Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros (SYSBM). O número representa uma redução de 7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 29.161 chamadas.
Entre os tipos de ocorrências mais frequentes, os acidentes de trânsito lideram, com 9.489 atendimentos – mais de um terço do total. Em seguida, vêm os atendimentos pré-hospitalares (8.414), que incluem quedas, agressões e problemas clínicos. Casos de busca e salvamento, como afogamentos e remoção de animais, somam 4.680 registros. Já os incêndios totalizam 3.542, enquanto atendimentos comunitários chegam a 1.154, e desastres naturais, a 52.
AFOGAMENTOS: MENOS OCORRÊNCIAS, MAIS MORTES
Um dos casos mais trágicos do fim de semana aconteceu em Matinhos, no litoral do estado. Um homem de 30 anos morreu após se afogar no mar do balneário Flamingos. Ele estava acompanhado da família e entrou na água para nadar com a namorada, mas acabou sendo levado pela correnteza.
Em 2025, o Paraná já registrou 560 casos de afogamento, resultando em 42 mortes. Apesar da redução de 31% no número de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado (812 casos), o número de óbitos subiu 40% – um dado que preocupa as autoridades.
RESGATE INUSITADO: CRIANÇA FICA COM A CABEÇA PRESA EM PANELA
Enquanto o litoral registrava uma tragédia, um caso curioso aconteceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Um menino de 7 anos ficou com a cabeça presa dentro de uma panela de pressão, mobilizando o Corpo de Bombeiros.
O vídeo do resgate viralizou nas redes sociais, após ser publicado com a legenda bem-humorada: “Olhem o que o Menino Maluquinho aprontou dessa vez”. A referência ao personagem criado por Ziraldo se deu porque o garoto vestia uma camisa amarela e ficou preso em uma panela – assim como o icônico personagem da literatura infantil.
Nas imagens, a criança aparece no colo de um adulto, enquanto um bombeiro utiliza uma técnica especial para remover a panela com segurança. O atendimento terminou com final feliz, sem ferimentos.
Com informações do Bem Paraná.