A Bienal de Quadrinhos de Curitiba, maior evento de HQs do sul do Brasil, promove neste mês uma edição online. De 20 a 23 de agosto, uma série de palestras, debates, oficinas, exposições virtuais e conversas musicadas acontecem nas redes sociais da Bienal e site durante manhã, tarde e noite. A programação completa do evento será divulgada em breve.
A Bienal de Quadrinhos tem o incentivo da Copel e é realizada com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), vinculado à Secretaria de Comunicação Social e da Cultura do Governo do Paraná.
Sob curadoria do quadrinista Fabio Zimbres, de Mitie Taketani (proprietária da Itiban Comic Shop) e do músico e produtor Vadeco Schettini, 30 convidados nacionais e internacionais tratarão do tema desta edição: “Quadrinhos & Música: a relação e as mútuas influências destas duas formas de expressão artística”.
A Bienal de Quadrinhos Online também presta uma homenagem a Rodrigo Belato, cartunista que morreu em junho deste ano. A exposição “Punk Afonso”, com 21 releituras do seu principal personagem, foi organizada pela Gibiteca de Curitiba e estará em cartaz no site do evento.
Mantendo a tradição da Bienal, de proporcionar acesso e promover a democratização da cultura, todas as atividades serão gratuitas. A programação online da Bienal é um aperitivo da edição 2021, que respeita o momento pandêmico e de isolamento, mas não deixa de trazer inspiração artística e projeções possíveis. A edição física da Bienal de Quadrinhos de Curitiba continua prevista para o primeiro semestre do ano que vem.