Viver com saúde, amizades e, principalmente, com qualidade é uma das grandes metas do Grupo da Melhor Idade de Quatro Barras. É com este intuito que a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, busca ampliar atividades, inovar e dar suporte e estrutura para que os idosos tenham, na prática, uma vida mais saudável e feliz.

Para isso, todas as semanas eles participam de aulas gratuitas de hidroginástica no Complexo de Piscina Aquecida; frequentam o grupo de atividades esportivas – o Grupo Serelepe -, com práticas semanais de vôlei câmbio, basquete relógio, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa e dominó (todas adaptadas para a Melhor Idade) -; além de participar dos encontros entre os grupos e os passeios mensais, que rendem sempre novas amizades, além de vivências em outras cidades.

O ‘Grupo Joia Rara’, como foi denominado o Grupo da Melhor Idade, que reúne idosos da região central, da Borda do Campo, do Jardim Menino Deus e da área rural é prova viva de que se movimentar faz bem.

Em sua recente participação na 3ª edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), promovido entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, em Guaratuba, animação e senso de equipe não faltaram, rendendo a 15ª colocação em meio às 43 cidades participantes do evento, promovido pelo Governo do Estado, através da Paraná Esportes.

Mas não só os resultados que importam. A qualidade de vida, a saúde e a interação que as disputas proporcionam vai muito além. “É um momento de descontração, de interação, em que eles brincam, jogam, fortalecem os vínculos, os laços de amizade. É muito importante”, disse a professora e treinadora do grupo, Ana Célia Brião.

Ao ser indagada sobre seu entusiasmo e energia, a participante Iva Giachini, de 63 anos, contou a receita. “O segredo é praticar esporte, é fazer amigos. Praticamos hidroginástica duas vezes por semana, participamos das aulas de handebol, basquete, vôlei câmbio, para Melhor Idade, e agora o vôlei de areia também. Somos como uma família. É tudo de bom, para mim não há coisa melhor”, contou dona Iva.

MAIS FELIZ

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo, disse que a Prefeitura está de portas abertas para receber novos integrantes no Grupo da Melhor Idade. “No grupo, eles se divertem de uma maneira saudável, socializam-se, interagem e isso se traduz em qualidade de vida. Convido a todos para participar deste programa tão fabuloso. Estamos aqui para atendê-los da melhor forma e com muito carinho”, disse Ieda.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: