A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) reforça a importância de que os estudantes selecionados pelo programa Aprova Paraná Universidades acompanhem atentamente os editais das instituições de ensino superior para garantir a efetivação de suas matrículas. Muitos alunos têm relatado dúvidas sobre o processo de ingresso, o que evidencia a necessidade de maior atenção às informações divulgadas pelas universidades.
O Aprova Paraná Universidades, iniciativa do Governo do Estado, reserva 20% das vagas nas universidades estaduais para estudantes da rede pública, com base na nota da Prova Paraná Mais. A seleção ocorre de forma transparente e segue os critérios estabelecidos nos editais das instituições participantes.
O secretário da Educação, Roni Miranda, destaca a importância de acompanhar todas as etapas do processo. “Nos esforçamos muito para criar esse programa e ampliar o acesso ao ensino superior. Agora, é essencial que os alunos fiquem atentos aos editais, pois cada universidade tem seus prazos e exigências específicas para matrícula.
ATENÇÃO AOS PRAZOS
A Seed-PR alerta que muitos estudantes perdem a vaga por falta de acompanhamento das informações. Para evitar isso, selecionados, incluindo os da lista de espera, devem conferir regularmente os sites das universidades para datas, documentos e atualizações nos editais.
O programa já demonstrou seu sucesso na primeira edição, com cerca de 30 mil inscritos e 3.700 vagas ofertadas nas sete universidades estaduais do Paraná. Agora, o foco é garantir que todos os aprovados concluam sua inscrição corretamente.
Para mais informações, os estudantes podem acessar os portais oficiais das universidades ou entrar em contato com os Núcleos Regionais de Educação. “O compromisso do Governo do Estado é assegurar que todos tenham acesso a um ensino superior de qualidade, mas a responsabilidade pela matrícula é individual de cada aluno”, reforça o secretário Roni Miranda.
“O Aprova Paraná foi criado para transformar vidas e abrir caminhos para um futuro melhor. Estamos acompanhando cada etapa do processo, mas pedimos que os estudantes também façam a sua parte, garantindo que nada impeça seu ingresso na universidade”, finaliza.