No mês de maio, os preços de dois dos principais derivados lácteos apresentaram aumento no varejo paranaense: o leite em pó e o leite longa vida subiram 1,61% e 5,86%, respectivamente. Entretanto, comparando com maio de 2023, ambos os produtos estão mais baratos. Esses dados são destacados no Boletim de Conjuntura Agropecuária elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O relatório, que cobre o período de 14 a 20 de junho, aponta que o aumento no custo de produção e a redução na captação de leite nesta época do ano geralmente elevam os preços pagos aos produtores, refletindo diretamente nos valores cobrados ao consumidor nos supermercados. De acordo com o Deral, é provável que essa tendência de alta continue ao longo do inverno, o que pode impactar a demanda e restringir o acesso desses alimentos à mesa da população.

Apesar desses desafios, os preços do leite em pó e do leite longa vida estão, respectivamente, 5,73% e 4,71% mais baixos em comparação com maio de 2023. Segundo Thiago de Marchi, médico veterinário do Deral, a previsão de um inverno menos rigoroso e os preços mais baixos dos grãos em 2024 podem conter os aumentos, reduzindo o risco de alcançar níveis observados em 2022, quando o preço médio do litro de leite longa vida atingiu R$ 6,96 no estado durante o pico da estação.

Compartilhe nas Redes Sociais: