O CEDIVIDA, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa dos Amigos do HC, foi inaugurado nesta terça-feira, 18 de abril. Lançado em meio às comemorações pelos 35 anos da Associação, o local vai abrigar a sede física do programa de atenção continuada que traz um novo sentido para o envelhecimento, dando protagonismo aos 60+ atendidos no espaço.
“Vamos promover saúde, bem-estar, visibilidade, integração e, acima de tudo, a defesa dos direitos da pessoa idosa dentro do CEDIVIDA”, explica o presidente da Associação dos Amigos do HC, Claudio Shimoyama.
O prédio do CEDIVIDA tem dois andares, com auditório para realização de palestras, cursos e workshops, foyer de acesso ao hall do auditório, para coffee breaks; sala de atendimento individual, para realização de cadastros e orientações; sala de informática, sala de estar e sala multiuso, onde serão realizadas oficinas e atividades de convivência. No mezanino está instalada a área administrativa e de apoio pedagógico.
Com a inauguração da sede física, a intenção é que os 60+ que frequentarem o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa pratiquem atividades físicas, educativas, culturais e de estimulação cognitiva, como artesanato, informática, música, danças e aulas de idiomas, dentre outras.
“Enxergamos a pessoa idosa como parte produtiva da sociedade e esse espaço de convivência foi projetado para que esse público se sinta incluído por meio dos cursos e oficinas que vamos oferecer e, acima de tudo, se mantenha ativo e independente”, acrescenta o presidente.
Atividades externas, como passeios, ações em parceria com outras instituições e atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, bem como feiras de promoção da empregabilidade e do empreendedorismo para o público 60+ serão realizadas no espaço.
Além disso, o CEDIVIDA vai oferecer oficinas para discutir temas trabalhados em rodas de conversa, abordando tópicos como qualidade de vida, interação social, expressão corporal, direitos humanos, lazer, arte e cultura.
Uma novidade é a atividade que insere a pessoa idosa no universo da tecnologia, por meio do ensino de recursos utilizados para acessar redes sociais, sites, aplicativos, impressoras, câmeras fotográficas, serviços e jogos online.
“A ideia das oficinas é que os 60+ participem de atividades lúdicas, trocando experiências de vida e compartilhando conhecimento e sabedoria”, complementa o presidente.
Os dados para fazer uma doação estão a seguir:
Boleto bancário, cartão de crédito e débito
Depósito bancário:
Banco Itaú (341)
Agência: 4122
Conta Corrente: 20400-3
CNPJ: 79.698.643/0001-00
PIX – chaves:
[email protected] ou [email protected]