A Assembleia Legislativa do Paraná realizou o 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado, promovendo qualificação e debate sobre políticas para mulheres. O evento, organizado pela Procuradoria da Mulher, Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e Escola do Legislativo, reuniu 400 participantes.
O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), ressaltou o avanço da representatividade feminina. Atualmente, 727 prefeituras são lideradas por mulheres, um aumento de 64 em relação a 2020. No Paraná, 37 prefeitas foram eleitas em 2024. “É questão de justiça e avanço social”, afirmou.
A procuradora especial da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD), destacou a expansão do evento e a meta de instalar procuradorias da mulher em todos os municípios do estado, que hoje conta com 164 unidades.
A secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte, reforçou a relevância dessas procuradorias, enquanto deputadas como Mara Lima (Republicanos), Flavia Francischini (União) e Maria Victoria (PP) defenderam a ampliação da participação feminina na política.
Já a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, apresentou programas como Feminicídio Zero e Agosto Lilás Brasil. Por sua vez, Maria Ezi Neta, do Fórum Paranaense, reafirmou o compromisso com o fortalecimento da presença feminina na política.
A participação feminina na política vai além do cumprimento de cotas; é essencial para garantir representatividade e avanços sociais. O incentivo às candidaturas, a união para elegê-las e a defesa dos direitos das mulheres são fundamentais para uma sociedade mais justa e democrática. Com mais presença nas decisões políticas, é possível transformar a realidade e assegurar direitos efetivos para todas.