Às 19h, a música “O Guarani”, de Carlos Gomes, anuncia o início de “A Voz do Brasil”, que celebra 89 anos de transmissão nesta segunda-feira (22). O agricultor Manoel Oliveira, 53, destaca a importância do programa para a comunidade, proporcionando notícias sobre ministérios, Congresso e Justiça.
O programa, que tem transmissão obrigatória no país, teve seu horário flexibilizado. Segundo a professora Nelia Del Bianco, da UnB, “A Voz do Brasil” é crucial para informar a população sobre a aplicação dos impostos, sem servir como propaganda. O professor Luiz Artur Ferraretto, da UFRGS, reforça que o programa oferece uma comunicação pública unificada e equilibrada.
José Alex Borges Mendes, líder da comunidade quilombola Armada em Canguçu (RS), afirma que o rádio é vital para informar populações com menor hábito de leitura de notícias, ajudando a compreender programas sociais e leis.
Pesquisadores apontam que o rádio continua sendo estratégico no Brasil, especialmente em emergências. A professora Del Bianco destaca que 45% da audiência de rádio busca notícias, com uma média de escuta de três a quatro horas diárias. Ferraretto ressalta a relevância de “A Voz do Brasil” em regiões sem veículos locais.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, relembra a importância histórica do programa, citando experiências pessoais da ditadura. O rádio permitia às pessoas entenderem mais sobre sua comunidade e o país.
Com informações da Agência Brasil.