Por Andressa Medeiros

 

O Jornal de Colombo, no mês das Mulheres, convida todas as mulheres para compartilhar suas lutas e conquistas, para que juntas possamos transformar a nossa cidade em um espaço amoroso e respeitoso para todos e todas.

As mulheres representam mais de 51% da população, porém, na última eleição, nenhuma vereadora mulher foi eleita em Colombo. Foi exatamente essa situação que nos levou a criar um espaço de debate ao longo de todo o ano de 2025, mostrando a história das mulheres de Colombo, que ocupam diferentes funções na vida da cidade.

Nossa intenção é entender se as mulheres da cidade têm se sentido representadas pelo poder público. Queremos saber se as ideias e necessidades das mulheres estão sendo levadas em conta pelo poder público. Se não, por que nós, mulheres, ocupamos tão pouco os lugares de tomada de decisão, na mesma proporção que os homens?

Afinal, os desafios que as mulheres encontram em suas vidas diárias são bastante diferentes dos enfrentados pelos homens. Dentre eles, a pobreza do tempo, pois boa parte de nosso tempo é dedicada a cuidar.

Segundo o IBGE, em estudos que medem o uso do tempo, as mulheres dedicam 4h10min diários à realização de trabalhos domésticos, enquanto os homens dedicam metade desse tempo (2h22min). Por sua vez, elas passam, em média, 2h13min cuidando de pessoas da família, enquanto eles apenas 1h39min. Aos estudos, as mulheres dedicam 3h45min, e os homens, 4h11min diários. (Fonte: Portal Unila)

Por isso, queremos ouvir vocês, mulheres, mães, filhas e trabalhadoras, que no seu dia a dia executam essa função de CUIDAR, ação fundamental na construção da cidade, na vida de seus cidadãos e para a economia do país. Por que, então, nós, com toda a nossa experiência e vivências nessa arte de cuidar, não entendemos que ocupar cargos políticos é também uma ação de cuidado? Cuidado com a sociedade e com o mundo que queremos construir para as nossas famílias, nossa cidade e nossa comunidade.

Então, convido você, mulher ou homem, a enviar sua opinião e sugestões para encontrar meios de ampliar a ocupação de cargos de chefia no poder público. Envie seus comentários para nós, do Jornal de Colombo.

Compartilhe nas Redes Sociais: