Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 16, o vereador Professor Roger (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 937/2021, que pretende implementar o Programa de Saúde Bucal nas Escolas Municipais de Colombo. De acordo com o texto do projeto, o programa será de caráter permanente e terá como público-alvo as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Além de ensinar aos alunos as técnicas corretas de escovação e o desenvolvimento ao hábito da higienização bucal, o programa também serviria para a realização de um levantamento de informações sobre as condições de saúde bucal dos alunos do município através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde. O texto da lei reforça que a avaliação deverá ser feita apenas com autorização prévia dos responsáveis da criança.
O autor da matéria pontuou os benefícios que o projeto pode promover. “Pesquisas e estudos recentes mostram que a ação de uma boa orientação bucal desempenha papel importante na prevenção e controle da cárie e outras doenças. Além do mais, a escola é o melhor local para se aplicar métodos preventivos por se constituir em um universo fechado, permitindo fácil acesso, controle e continuidade deste trabalho para beneficiar os nossos escolares e na multiplicação desta cultura aos seus familiares”, afirmou o Professor Roger.
O vereador também destacou que tratar sobre a saúde bucal nas escolas também permite o trabalho de outros temas junto aos alunos. “Paralelamente a essas ações, os profissionais da área de higiene bucal, abordam temas como hábitos prejudiciais à saúde, prevenção, pirâmide alimentar, modelos de escovas, pastas e fios dentais indicados para crianças da pré-escola e ensino fundamental, cárie de mamadeira, técnicas de escovação, entre outros”, acrescentou.