Ação promovida pela Secretaria de Trânsito e Ordem Pública contou com apoio de diversas forças de segurança e buscou orientar motoristas e pedestres sobre atitudes que salvam vidas.
A Secretaria de Trânsito e Ordem Pública de Colombo realizou uma blitz educativa em dois pontos estratégicos da cidade, na manhã desta quarta-feira (21), como parte das ações do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização para a segurança no trânsito.
A primeira blitz ocorreu na Rua Francisco Busato, 7605, no Centro, e a segunda na Avenida São Gabriel, 1210, na rotatória do bairro São Gabriel. A ação integra a campanha Maio Amarelo, que neste ano traz o tema “Desacelere. O bem maior é a vida”.

A ação integra a campanha Maio Amarelo, que neste ano traz o tema “Desacelere. O bem maior é a vida”. Foto: Rogério Duarte
Com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Detran-PR e Corpo de Bombeiros Militar, a iniciativa teve como foco a orientação de motoristas e pedestres sobre práticas seguras no trânsito, como o uso do cinto de segurança, respeito à faixa de pedestres, uso adequado da cadeirinha para crianças e os riscos de dirigir sob efeito de álcool.
O secretário municipal de Trânsito e Ordem Pública, Professor Alcione, destacou o envolvimento de diversas instituições na campanha. “Firmamos uma grande parceria com o Detran, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a nossa querida Guarda Municipal e até empresas privadas. Todos unidos pela educação no trânsito. Hoje temos uma cidade com fluxo intenso de veículos, pedestres e motociclistas. É fundamental promover a conscientização e o respeito no trânsito”, afirmou.
Segundo Alcione, durante o restante do mês de maio serão realizadas outras ações educativas em escolas, empresas e redes sociais da Prefeitura. “Além das blitzes de hoje, teremos mais duas na próxima quarta-feira. Também estamos levando campanhas para as escolas e empresas, sempre com foco na prevenção de acidentes”, completou.
Márcio Staes, diretor do Posto Avançado do Detran em Colombo, participou da blitz e reforçou a importância da campanha. “Estamos promovendo quatro blitzes educativas dentro do Maio Amarelo, duas a cada dia. A ideia é orientar sobre temas como uso do cinto, não beber e dirigir e a importância da cadeirinha. Tudo isso com o objetivo de salvar vidas no trânsito”, disse.
O comandante da Guarda Municipal, Thiago Skau, também destacou o caráter educativo da blitz. “A ideia é conscientizar motoristas e pedestres. Estamos entregando materiais com dez dicas de segurança. É um trabalho essencial para que possamos reduzir os acidentes e promover uma direção mais segura”, afirmou.
As próximas blitzes educativas estão programadas para a próxima quarta-feira (28), nas avenidas Abel Scuissiato e no bairro Guaraituba, reforçando o compromisso de Colombo com a preservação da vida e um trânsito mais seguro para todos.
Fotos: Rogério Duarte