Ação será realizada nesta segunda-feira (19) pelo Hospital Maternidade Alto Maracanã e busca sensibilizar a população sobre a importância da doação para salvar vidas de recém-nascidos.

 

Em uma iniciativa voltada à promoção da saúde e da solidariedade, o Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM), unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, realiza nesta segunda-feira (19) uma caminhada especial em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O evento tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de leite materno para bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

A concentração da caminhada será às 13h30 em frente ao hospital, localizado em Colombo, com saída prevista para as 14 horas. O percurso será de aproximadamente 750 metros, indo até a Unidade de Saúde Fátima.

A doação de leite humano é um ato de amor que salva vidas. Rico em nutrientes, anticorpos e substâncias que fortalecem o sistema imunológico, o leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável de recém-nascidos, especialmente os prematuros ou de baixo peso. Por isso, é considerado o alimento padrão ouro para lactentes.

“O leite doado passa por todo um processo criterioso antes de chegar aos bebês”, explica Alice Valim, consultora de amamentação do HMAM. “Recebemos os frascos aqui no hospital e os encaminhamos ao Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Curitiba, que realiza a coleta, análise, pasteurização, armazenamento e distribuição para as UTIs neonatais”, completa.

Além de funcionar como ponto de coleta, o HMAM desempenha um importante papel de apoio e orientação às mães doadoras, tornando o processo mais acessível e seguro.

A caminhada faz parte de uma série de ações de sensibilização promovidas pela unidade, reforçando que a doação de leite humano é um gesto simples que pode garantir um começo mais saudável para muitos bebês.

Compartilhe nas Redes Sociais: