Colombo, junto com os outros 398 municípios do Paraná, irá realizar a grande mobilização do Dia D Estadual de Multivacinação, neste sábado (10). A ação acontece das 8h às 17h em todas as 25 unidades de saúde (US) do município e busca ampliar a cobertura vacinal da população, com a aplicação de imunizantes contra gripe (Influenza), Covid-19, sarampo, febre amarela, além das vacinas de rotina.

A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). A meta estadual é aplicar 300 mil doses em um único dia, com o envolvimento de mais de 10 mil profissionais da saúde em todo o Paraná.

Em Colombo, o Dia D também será uma oportunidade para reforçar a importância da imunização entre todas as faixas etárias e garantir que ninguém fique para trás. Até o dia 23 de abril, mais de 14 mil doses foram aplicadas no município — relembre aqui a reportagem feita pelo Jornal de Colombo.

A secretária de Saúde, Marilda Zanoni, convida toda a população a comparecer às unidades participantes e atualizar a carteirinha de vacinação:

“Sábado, estaremos com todas as nossas unidades abertas para o nosso Dia D Multivacinação. É uma grande oportunidade para que todos os pais levem seus filhos. Agora, estamos vacinando a faixa etária prioritária — gestantes, idosos, crianças, profissionais da saúde, professores, etc”, iniciou, em entrevista ao Jornal de Colombo nesta quarta-feira (7).

Além do apoio logístico do Governo do Estado, Colombo recebeu reforço nos estoques de vacinas contra gripe e Covid-19 (Pfizer Baby) ao longo da semana. Os demais imunizantes foram enviados gradualmente nas últimas duas semanas, garantindo o abastecimento necessário para a ação.

“Também será possível colocar em ordem o calendário vacinal de todas as pessoas, focando na vacina da gripe. É uma grande oportunidade para aquelas pessoas que não tem a possibilidade de procurar os nossos serviços durante a semana. Então, todas as unidades estarão abertas para atender a população”, completou.

Vale lembrar que o Dia D também é uma oportunidade para quem tem dificuldade de comparecer aos postos durante a semana. Com horário estendido, as unidades atenderão o público de forma mais acessível e sem necessidade de agendamento.

Confira abaixo o público-alvo da campanha:

  • Puérperas;

  • Povos Indígenas;

  • Quilombolas;

  • Pessoas em situação de rua;

  • Trabalhadores da Saúde;

  • Professores do Ensino Básico e Superior;

  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

  • Profissionais das Forças Armadas;

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros;

  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

  • Trabalhadores Portuários;

  • Trabalhadores dos Correios;

  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;

Beto Preto estará em Colombo, diz secretária

Beto Preto. Foto: SESA/PARANÁ

De forma exclusiva, Marilda revelou ao Jornal de Colombo que o secretário estadual de saúde Beto Preto estará em Colombo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guaraituba, para realizar a abertura estadual do Dia D. A ação irá acontecer às 10h.

“Temos a novidade de que o secretário de Saúde escolheu o município de Colombo para fazer a abertura estadual aqui na unidade de saúde Guaraituba às 10h. Neste sábado, estão todos convidados e procurem colocar a carteirinha de saúde em ordem. Vacinar é um ato de amor, uma prevenção”, enfatizou.

Vacinação contra dengue

Em paralelo à multivacinação, a vacina contra a dengue segue sendo aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Colombo ainda não está entre os 217 municípios contemplados com a vacina, mas a expectativa da Sesa é de ampliação nos próximos ciclos.

“Contamos com a participação de toda a população para esse dia. Reforçamos os estoques e os profissionais da saúde estão se preparando para atender à demanda”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Compartilhe nas Redes Sociais: