O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta segunda-feira (5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou para o cargo a ex-ministra Márcia Lopes. Essa é a 12ª troca ministerial desde o início do atual mandato, em janeiro de 2023.
Mais um nome caiu na Esplanada dos Ministérios. O presidente Lula (PT) oficializou nesta segunda-feira (5) a demissão da ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres. Para o seu lugar, foi nomeada a ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, que retorna ao governo federal em meio a um cenário de reformulações constantes.
Segundo nota do Palácio do Planalto, a troca será publicada no Diário Oficial da União ainda hoje. Cida Gonçalves é a 12ª ministra substituída na atual gestão, iniciada em janeiro de 2023. A movimentação ocorre em meio a um processo de reestruturação na equipe ministerial, intensificado nos últimos meses.
Entre os fatores que aceleraram sua saída, estão episódios de insatisfação nos bastidores do Planalto. Em fevereiro, Cida revelou à Comissão de Ética da Presidência que costumava interromper compromissos para atender a primeira-dama Janja da Silva, além de ignorar pedidos de ministros como Alexandre Padilha e Márcio Macêdo. À época, ela também foi alvo de uma denúncia por assédio moral — posteriormente arquivada — por supostamente oferecer apoio financeiro a uma servidora em troca de silêncio diante de uma denúncia de racismo.
As sucessivas mudanças em ministérios indicam uma gestão em constante busca de equilíbrio político e administrativo, mas também expõem fragilidades internas. Antes da exoneração de Cida, o presidente já havia substituído os titulares das pastas da Saúde, Previdência, Comunicações, Justiça, Esportes e Turismo, entre outras.
Destaque para as mais recentes trocas:
- Na Saúde, Nísia Trindade foi substituída por Alexandre Padilha, realocado da Secretaria de Relações Institucionais, que passou a ser comandada por Gleisi Hoffmann.
- No Ministério das Comunicações, Juscelino Filho saiu após denúncia da PGR por corrupção com emendas parlamentares.
- Na Previdência Social, Carlos Lupi foi afastado após revelações de fraudes no INSS, dando lugar a Wolney Queiroz.
Com a chegada de Márcia Lopes, Lula aposta em um nome experiente para tentar recuperar a estabilidade no Ministério das Mulheres, em um momento em que o governo enfrenta pressão por resultados concretos e alinhamento interno.
Confira as 12 trocas já feitas por Lula em ministérios:
- Gabinete de Segurança Institucional (GSI):
- Saiu: General Gonçalves Dias
- Entrou: General Marcos Antônio Amaro
- Ministério dos Direitos Humanos:
- Saiu: Silvio Almeida
- Entrou: Macaé Evaristo
- Secretaria de Comunicação Social:
- Saiu: Paulo Pimenta
- Entrou: Sidônio Palmeira
- Ministério do Turismo:
- Saiu: Daniela do Waguinho
- Entrou: Celso Sabino
- Ministério dos Esportes:
- Saiu: Ana Moser
- Entrou: André Fufuca
- Ministério de Portos e Aeroportos:
- Saiu: Márcio França
- Entrou: Silvio Costa Filho
- Ministério da Justiça:
- Saiu: Flávio Dino
- Entrou: Ricardo Lewandowski
- Ministério da Saúde:
- Saiu: Nísia Trindade
- Entrou: Alexandre Padilha
- Secretaria de Relações Institucionais:
- Saiu: Alexandre Padilha
- Entrou: Gleisi Hoffmann
- Ministério das Comunicações:
- Saiu: Juscelino Filho
- Entrou: Frederico de Siqueira Filho
- Ministério da Previdência Social:
- Saiu: Carlos Lupi
- Entrou: Wolney Queiroz
- Ministério das Mulheres:
- Saiu: Cida Gonçalves
- Entrou: Márcia Lopes
Fonte: G1