Colombo já vacinou mais de 14 mil pessoas (14.037, ao todo) contra a gripe. O número, que diz respeito ao público-alvo da campanha, foi obtido após solicitação do Jornal de Colombo à Secretaria Municipal de Saúde. A campanha segue em ritmo acelerado no Paraná, que iniciou a vacinação de forma antecipada em relação a outros estados: em 1º de abril.

Sede da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Foto: SESA/Divulgação

O valor atingido no município corresponde a aproximadamente 4% do total de vacinas aplicadas em todo o Paraná (322.008 doses), conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) nesta quarta-feira (23). O público-alvo da vacinação no Paraná corresponde a quase 5 milhões de pessoas.

Até o dia 23 de abril, o percentual de pessoas imunizadas contra a gripe em Colombo chegou a 17,57%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil é de 90% do público-alvo. A Sesa-PR informou que já distribuiu mais de dois milhões de doses aos 399 municípios do estado e seguirá com o envio nos próximos dias. Em entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da vacinação, especialmente com a chegada do frio no Paraná.

“Quero pedir a todos para que continuemos firmes na vacinação. Já foram quase 330 mil doses de vacina contra a gripe administradas. É a hora da gente dar mais velocidade, porque temos que chegar na época do frio com um grande contingente de paranaenses vacinados e, com isso, diminuir o número de pessoas que vão procurar os serviços de saúde, seja na porta da UPA ou do pronto-socorro de um hospital”, afirmou o secretário.

Confira abaixo o público-alvo da campanha:

  • Puérperas;

  • Povos Indígenas;

  • Quilombolas;

  • Pessoas em situação de rua;

  • Trabalhadores da Saúde;

  • Professores do Ensino Básico e Superior;

  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

  • Profissionais das Forças Armadas;

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros;

  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

  • Trabalhadores Portuários;

  • Trabalhadores dos Correios;

  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;

Reforço da vacinação

Ainda este mês, a Sesa, junto aos municípios, definiu que o Dia D da Multivacinação será em 10 de maio, com foco nas vacinas contra a gripe, Covid-19, febre amarela e demais imunizações do Calendário Nacional de Vacinação.

A secretaria iniciou no último dia 14 a vacinação nas escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. As ações nesses locais seguem até 31 de maio, com o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação dos estudantes sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

Onde se vacinar em Colombo?

UPA Osasco Colombo

Unidade de Pronto Atendimento no bairro Osasco. Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo

Em Colombo, a vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde (US), exceto na unidade Mauá, que está temporariamente fechada para reformas, com reabertura prevista para o dia 28 de abril. O horário de atendimento nas unidades é das 8h às 16h30.

Nas US dos bairros Osasco, Guaraituba e Fátima, os atendimentos têm horário estendido, das 8h às 18h30, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dados

De acordo com o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios deste ano, divulgado pela Sesa no último dia 10, o Paraná registrou 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. Entre os óbitos, cinco foram causados por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B.

Compartilhe nas Redes Sociais: