Colombo já vacinou mais de 14 mil pessoas (14.037, ao todo) contra a gripe. O número, que diz respeito ao público-alvo da campanha, foi obtido após solicitação do Jornal de Colombo à Secretaria Municipal de Saúde. A campanha segue em ritmo acelerado no Paraná, que iniciou a vacinação de forma antecipada em relação a outros estados: em 1º de abril.

Sede da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Foto: SESA/Divulgação
O valor atingido no município corresponde a aproximadamente 4% do total de vacinas aplicadas em todo o Paraná (322.008 doses), conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) nesta quarta-feira (23). O público-alvo da vacinação no Paraná corresponde a quase 5 milhões de pessoas.
Até o dia 23 de abril, o percentual de pessoas imunizadas contra a gripe em Colombo chegou a 17,57%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil é de 90% do público-alvo. A Sesa-PR informou que já distribuiu mais de dois milhões de doses aos 399 municípios do estado e seguirá com o envio nos próximos dias. Em entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da vacinação, especialmente com a chegada do frio no Paraná.
“Quero pedir a todos para que continuemos firmes na vacinação. Já foram quase 330 mil doses de vacina contra a gripe administradas. É a hora da gente dar mais velocidade, porque temos que chegar na época do frio com um grande contingente de paranaenses vacinados e, com isso, diminuir o número de pessoas que vão procurar os serviços de saúde, seja na porta da UPA ou do pronto-socorro de um hospital”, afirmou o secretário.
Confira abaixo o público-alvo da campanha:
-
Puérperas;
-
Povos Indígenas;
-
Quilombolas;
-
Pessoas em situação de rua;
-
Trabalhadores da Saúde;
-
Professores do Ensino Básico e Superior;
-
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
-
Profissionais das Forças Armadas;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros;
-
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-
Trabalhadores Portuários;
-
Trabalhadores dos Correios;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
-
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
Reforço da vacinação
Ainda este mês, a Sesa, junto aos municípios, definiu que o Dia D da Multivacinação será em 10 de maio, com foco nas vacinas contra a gripe, Covid-19, febre amarela e demais imunizações do Calendário Nacional de Vacinação.
A secretaria iniciou no último dia 14 a vacinação nas escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. As ações nesses locais seguem até 31 de maio, com o objetivo de atualizar a carteirinha de vacinação dos estudantes sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.
Onde se vacinar em Colombo?

Unidade de Pronto Atendimento no bairro Osasco. Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo
Em Colombo, a vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde (US), exceto na unidade Mauá, que está temporariamente fechada para reformas, com reabertura prevista para o dia 28 de abril. O horário de atendimento nas unidades é das 8h às 16h30.
Nas US dos bairros Osasco, Guaraituba e Fátima, os atendimentos têm horário estendido, das 8h às 18h30, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Dados
De acordo com o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios deste ano, divulgado pela Sesa no último dia 10, o Paraná registrou 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. Entre os óbitos, cinco foram causados por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B.