Evento promovido pelo Governo do Estado reuniu lideranças e especialistas para fortalecer políticas públicas de igualdade racial

 

Na última sexta-feira (21), o Teatro Guaíra foi palco do 1º Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate ao Racismo, promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O encontro reuniu gestores públicos, lideranças religiosas, representantes institucionais e a sociedade civil para debater estratégias de enfrentamento ao racismo e celebrar avanços na promoção da igualdade racial.

 

O evento, realizado no Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas e Dia pela Eliminação da Discriminação Racial, teve como objetivo fortalecer o compromisso com a diversidade e o respeito às religiões de matriz africana e povos de terreiro.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que a luta contra o racismo e a intolerância religiosa é um compromisso inegociável do governo estadual. “Temos um longo caminho a percorrer, mas juntos construiremos uma sociedade livre de preconceitos e todas as formas de discriminação”, afirmou.

Durante o seminário, foi destacado que mais de 40 municípios já possuem Conselhos Municipais de Igualdade Racial, e que, ainda este ano, será implementada a transferência de recursos fundo a fundo para fortalecer ações de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Paraná.

O diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Eduardo Filho, classificou o evento como um marco na história do estado. “É a primeira iniciativa que evidencia as políticas existentes e reúne instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública para fortalecer o diálogo e as ações no setor”, disse.

A programação incluiu apresentações culturais e debates sobre temas essenciais, como “Religiões de Matriz Africana e Espaços de Reconhecimento: Territorialidade e Cultura” e “Segurança Pública e o Atendimento a Povos e Comunidades de Terreiro e Matriz Africana”.

Além disso, foi relançado o programa SOS Racismo, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR), com o objetivo de ampliar o suporte logístico para denúncias de racismo e discriminação. Outra iniciativa importante foi a assinatura do Protocolo de Intenção com a ONG Renovatio, que garantirá atendimento oftalmológico a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Entre os participantes estavam lideranças religiosas como a Yalorisá Mãe Yagunã, a promotora de Justiça Amanda Ribeiro dos Santos, o ouvidor-geral do Estado Yohhan Garcia de Souza e representantes do Fórum das Religiões de Matrizes Africanas e da Federação Umbandista do Estado do Paraná.

A coronel da Polícia Militar da Bahia, Denice Santiago, destacou que o racismo é um problema estrutural que precisa ser combatido com educação e conscientização. “A luta contra o racismo é um salto evolutivo e só será vencida com políticas públicas efetivas e espaços de diálogo como este seminário”, enfatizou.

Compartilhe nas Redes Sociais: