A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) estreia neste sábado (15), a série “OSP no Museu Niemeyer – Mostly Mozart”, com um concerto especial dedicado à obra de Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação será realizada às 16h, no vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON), com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos.

Ao longo de 2025, a série contará com seis edições, celebrando a genialidade do compositor austríaco em um dos espaços culturais mais emblemáticos do Paraná. Os próximos concertos estão programados para os dias 5 de abril, 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro, sempre aos sábados, no mesmo horário e local.

A apresentação inaugural abre as comemorações dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Vamos iniciar a série Mostly Mozart com seis concertos no MON, destacando obras do compositor”, diz o maestro Roberto Tibiriçá. “Teremos sinfonias e peças vocais, como Exsultate, jubilate. Estou ansioso, pois é minha estreia nesse espaço especial”, afirma.

SOLISTA CONVIDADA

A estreia contará com a participação especial da soprano Marília Vargas, uma das mais respeitadas cantoras líricas de sua geração. Sua relação com a OSP remonta à infância, quando, aos 12 anos, estreou como soprano no papel do Pastorzinho, na ópera Tosca, em 1989.

“Cantar com a Orquestra é um reencontro com minha história. Temos memórias inesquecíveis. Estou empolgada para esta temporada, que encantará o público”, diz Marília.

PROGRAMA ESPECIAL

O concerto de abertura da série Mostly Mozart trará Exsultate, jubilate (1773) e a Sinfonia nº 36, “Linz”, composta em três dias, destacando o equilíbrio entre expressividade e perfeição de Mozart.

Cleverson Cavalheiro, diretor do Centro Cultural Teatro Guaíra, destaca que a série de concertos une duas grandes expressões artísticas. “A apresentação inaugura os 40 anos da OSP, unindo a música de Mozart à grandiosidade do MON”, diz.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é um dos maiores compositores da história, com mais de 600 obras, incluindo sinfonias e óperas. Sua influência segue viva, inspirando músicos e ouvintes globalmente.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais: