A DPE-PR lançou o Disque Defensoria 129, um serviço gratuito para orientar a população sobre atendimento jurídico. A ferramenta informa sobre primeiro atendimento, locais, horários e acesso remoto.
Inicialmente, o serviço estará disponível para moradores de Curitiba e região metropolitana, de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, exceto feriados. A iniciativa é coordenada pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR.
“Esse novo canal facilita o primeiro contato da população com a Defensoria Pública, tornando o acesso aos serviços mais ágil e eficiente”, explica Matheus Munhoz, defensor público-geral do Paraná. Segundo ele, o Disque Defensoria 129 amplia as formas de comunicação da instituição e fortalece o atendimento ao cidadão.
A equipe orientará sobre pedidos na plataforma Luna para atendimento remoto. O Disque 129 também informará endereços, contatos e documentos para atendimento presencial.
A defensora Beatriz Demeterco explica que a iniciativa começa em Curitiba e região devido à alta demanda, visando aprimorar o serviço e evitar deslocamentos desnecessários.