Com o início do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Receita Estadual e a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa) reforçam o alerta para os riscos de fraudes. Golpes envolvendo falsos boletos, promessas de descontos e páginas fraudulentas que se passam por canais oficiais são comuns nesta época do ano.

De acordo com Leonardo Marcon, gerente do IPVA da Receita Estadual, os contribuintes devem ignorar quaisquer correspondências relacionadas ao imposto, já que as guias de pagamento não são enviadas pelos Correios desde 2020. “A Receita Estadual não faz cobranças por e-mail, mensagens de SMS ou WhatsApp. Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais”, afirma Marcon.

Outro golpe frequente está relacionado à promessa de descontos não oficiais. A Receita alerta que o único desconto válido para o IPVA 2025 é de 6%, concedido exclusivamente para o pagamento à vista, conforme o cronograma de vencimento das placas: Finais 1 e 2: 20/01/2025, finais 3 e 4: 21/01/2025, finais 5 e 6: 22/01/2025, finais 7 e 8: 23/01/2025, finais 9 e 0: 24/01/2025. Qualquer desconto diferente deste, deve ser considerado fraude.

Como evitar fraudes

Os sites oficiais do Governo do Paraná sempre têm a terminação “pr.gov.br”. Antes de realizar pagamentos, é fundamental conferir se o endereço é confiável. O uso de palavras como “pagueipva”, “detranveiculos” e “fazendaestado” em links deve ser encarado com desconfiança.

Para gerar as guias de pagamento, os contribuintes devem utilizar exclusivamente o Portal do IPVA, o Portal de Pagamentos de Tributos ou o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.

Marcon também orienta que os contribuintes acessem diretamente os sites oficiais, evitando buscas em mecanismos de pesquisa que podem levar a páginas fraudulentas.

Compartilhe nas Redes Sociais: