Evento reforça estratégia de segurança pública focada na prevenção e na qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Curitiba.
O 6º Comando Regional de Polícia Militar promoveu, nesta quinta-feira (28), em Colombo, o Seminário de Policiamento de Proximidade, iniciativa voltada à prevenção e à melhoria da sensação de segurança da população. O evento, realizado nas instalações da Igreja Assembleia de Deus Ministério Colombo, no bairro Fátima, reuniu policiais e autoridades locais e regionais.
Conceito e objetivo
O policiamento de proximidade é uma estratégia focada na prevenção e no fortalecimento da sensação de segurança. “O objetivo é reduzir índices de criminalidade e proporcionar qualidade de vida, permitindo que as pessoas possam investir e circular livremente”, destacou o tenente-coronel Stocco, comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
O tenente-coronel Marcos Antônio Tordoro, chefe da Casa Militar da Governadoria, também um dos palestrantes do dia, falou sobre conceito de proximidade. “É um conceito que nós desenvolvemos a partir da necessidade das unidades operacionais de colocar em prática ações de polícia para transformar cidades, transformar a área urbana e transformar a área rural. Para isso que nós somos formados, é para isso que existimos, para fazer a diferença, diminuindo índices e diminuindo o medo da população”, destacou Tordoro.
Estratégia de sucesso
Segundo Stocco, a metodologia já apresenta resultados positivos em cidades como Londrina, Jacarezinho e regiões do litoral paranaense. “Estamos trazendo esse modelo para a região metropolitana em parceria com o comando regional”, afirmou. A implementação inicial deve contemplar setores de Colombo, São José dos Pinhais e Piraquara.
Área de atuação
O 6º Comando Regional de Polícia Militar, responsável pela organização, abrange 35 municípios da região metropolitana e do litoral, atendendo uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. Entre as unidades subordinadas estão o 9º Batalhão (Paranaguá), o 17º Batalhão (São José dos Pinhais), o 22º Batalhão (Colombo), o 28º Batalhão (Lapa) e o 29º Batalhão (Piraquara).
Programção
Dividido em duas partes, o seminário contou com palestras nesta quinta-feira e atividades práticas programadas para sexta-feira (29). “Amanhã, daremos o pontapé inicial para aplicação do policiamento em setores de Colombo, São José dos Pinhais e Piraquara”, explicou o tenente-coronel Stocco.
Apoio e participação
O pastor presidente da Assembleia de Deus Ministério Colombo, Edilson Siqueira, manifestou satisfação em apoiar o evento. “Cedemos o espaço com alegria, e eles acharam fantástico. O seminário ocorre durante todo o dia, até as 17 horas”, afirmou.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se o tenente-coronel Luciano José Ribeiro Romão, comandante do 9º BPM; o tenente-coronel Sérgio do Prado Nabozny, comandante do 28º BPM; major João Pedro Passos, subcomandante do 9º BPM; o major Eliéser Antônio Durante Filho, coordenador de Polícia Comunitária da PM-PR; e o major Giuliano de Freitas, comandante do 17º Batalhão.