O Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná vem registrando um aumento de atendimento a adolescentes, reflexo de um cuidado integral e acolhedor. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que, de janeiro a agosto de 2024, foram realizados 461.346 atendimentos de pessoas entre 10 e 19 anos na Atenção Primária (APS), um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2023. A média mensal de atendimentos este ano é 10.459 maior que a do ano passado. Dos 11,8 milhões de habitantes do Paraná, 1,5 milhão são adolescentes, conforme o Censo 2022 do IBGE.

Segundo o secretário da Saúde, Cesar Neves, a confiança estabelecida pelos profissionais de saúde com os adolescentes é fundamental para o sucesso dos atendimentos, ao criar um ambiente seguro para os jovens expressarem suas preocupações. Para Maria Goretti Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, a prioridade é oferecer atenção integral, promovendo saúde e prevenindo agravos.

Puericultura (122.296), saúde mental (101.887) e pré-natal (91.272) lideram os atendimentos aos adolescentes em 2024, seguidos por casos de dengue, reabilitação e saúde sexual e reprodutiva. Em Imbaú, Davi Miguel Pereira, adolescente atendido por dores abdominais, relatou satisfação com o acolhimento recebido na Unidade Básica de Saúde.

Além disso, o calendário de vacinação para adolescentes abrange imunizantes contra HPV, meningite, hepatite B e outras doenças.

Compartilhe nas Redes Sociais: