Na noite de segunda-feira (7), a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) fez sua estreia, com o evento “Heróis do Fogo in concert”, que iniciou as comemorações do 112º aniversário da Corporação, celebrado no dia (8), no Teatro da Unespar, em Curitiba.
Com 42 integrantes, a banda apresentou 12 músicas, incluindo flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão, teclado, baixo, guitarra e bateria. Antes, o grupo havia se apresentado apenas no desfile da Independência.
O título do concerto homenageia quem dedica a vida a salvar os outros. O repertório, principalmente de rock, incluiu gospel e “Soldado do Fogo”, que fez o público aplaudir em pé. O maestro, primeiro sargento Eduardo Armstrong Domingues, destacou que as músicas valorizam o trabalho dos bombeiros e transmitem uma mensagem de união.
“Foi uma experiência surpreendente. Superou as expectativas e deu tudo certo”, afirmou Domingues, que também cantou a música “Amigo estou aqui”.
Durante o show, o grupo tocou “Comando Visionário”, em homenagem ao coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR. “A música é emocionante e representa uma luta. Agradeço a todos pela importância da emancipação”, comentou o coronel.
Com ingressos trocados por alimentos não perecíveis, a apresentação atraiu um bom público. O professor Fernando Voll, elogiou o repertório: “Não esperava rock. Foi muito legal”. O soldado Carlos Eduardo Mann, destacou a emoção do show.
O CBMPR completou 112 anos no dia (8), com eventos programados para a semana. Após o concerto, haverá uma solenidade no Quartel do Comando-Geral (QCG) em Curitiba. As comemorações incluem uma missa e o início do Desafio Estadual de Salvamento Veicular na quarta (9), um culto e o encerramento da competição na quinta (10), e uma apresentação do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) na sexta (11). No dia 15, está agendado um almoço com veteranos no QCG.