A Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná (PCPR), plataforma digital desenvolvida pela Celepar, já acumula mais de 1,2 milhão de boletins de ocorrência (BOs) desde sua criação em 2019. Somente entre janeiro do ano passado e agosto deste ano, foram registrados 268 mil BOs pela ferramenta, que tem simplificado o acesso dos paranaenses à segurança pública e aumentado a eficiência dos atendimentos da PCPR.

A plataforma permite que cidadãos registrem ocorrências de maneira on-line, eliminando a necessidade de se deslocar até uma delegacia física, o que proporciona economia de tempo e recursos. Ao mesmo tempo, a Delegacia Eletrônica alivia o volume de atendimentos presenciais nas unidades da PCPR, permitindo que os agentes se concentrem em atividades investigativas.

De acordo com o delegado José Barreto, chefe da Delegacia Eletrônica, a adesão dos cidadãos ao sistema tem otimizado o uso de recursos humanos na corporação. “Devido à grande demanda, são necessários muitos policiais para o setor de atendimento. Com o sistema, muitos BOs são registrados on-line, o que diminui a carga de trabalho nessa área e permite o remanejamento de pessoal para o setor de investigação, aumentando a efetividade da atividade investigativa”, afirmou.

A Delegacia Eletrônica da PCPR é uma das 65 plataformas mantidas pela Celepar para a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e se destaca por sua simplicidade e facilidade de uso. Os cidadãos podem acessar a ferramenta no site da Polícia Civil do Paraná [www.policiacivil.pr.gov.br/BO] e registrar ocorrências como furtos, perdas de documentos e casos de violência doméstica contra mulheres.

APRIMORAMENTO DA PLATAFORMA

Em busca de tornar a ferramenta ainda mais eficiente e acessível, a PCPR e a Celepar estão trabalhando no aprimoramento da Delegacia Eletrônica. Um novo projeto, em fase de desenvolvimento, visa oferecer uma interface mais intuitiva para o usuário, além de permitir o registro de uma maior variedade de crimes. Outra novidade em avaliação é a criação de um “pré-boletim” para ocorrências graves, que facilitaria o atendimento nas delegacias.

O projeto de melhoria da plataforma tem sido desenvolvido com o uso de uma metodologia chamada Sprints de Design, um processo colaborativo em que as equipes trabalham em conjunto para resolver problemas específicos e testar novas soluções. Essas discussões, que já acontecem há cerca de um ano, têm o objetivo de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários no atual sistema.

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