A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizou na última segunda-feira (9), em Curitiba, uma reunião técnica com o objetivo de avançar na implantação de ferramentas que visam integrar informações sobre indicadores essenciais de saúde pública. O encontro teve como foco a formalização de um plano de trabalho conjunto para o desenvolvimento de tecnologias que subsidiem a tomada de decisões e o aprimoramento das respostas às demandas de saúde no estado.

Inicialmente voltado para a integração de dados relacionados às arboviroses, como dengue e chikungunya, o Paraná foi o primeiro estado a desenvolver a ferramenta Geoconass, que facilita o monitoramento desses indicadores. Com a formalização do projeto junto à Sesa, o “Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges)” agora avança no desenvolvimento de um novo software que também permitirá o monitoramento da área materno-infantil, qualificando os indicadores de mortalidade.

“O Paraná foi o pioneiro a aderir e ajudou a desenvolver essa plataforma que serviu de base para a incorporação em outros oito estados brasileiros. Essa implantação e ampliação da plataforma no Paraná é muito importante, pois a partir dela é possível dar um suporte e uma visão muito mais abrangente para a tomada de decisões existentes no dia a dia dos gestores de saúde”, destacou Sandro Terabe, gerente do Cieges.

Ferramentas Inovadoras 

O secretário de Saúde, César Neves, ressaltou a importância desse avanço: “Esta reunião marca a formalização da implantação pelo Cieges Estadual que agregará informações de diferentes plataformas. Nosso objetivo é aumentar a precisão e agilidade na governança e nas decisões estratégicas para o SUS. Este é mais um passo crucial para a evolução da saúde digital na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná”.

O “Cieges” tem atuado como um facilitador no desenvolvimento de plataformas de gestão de informações em saúde, utilizando metodologias inovadoras para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados. A nova ferramenta irá complementar as tecnologias já implementadas pela Sesa, como a plataforma Paraná Saúde Digital.

Apoio aos Municípios 

Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, explicou que o objetivo final é integrar todas essas ferramentas em um grande painel de gestão em saúde, oferecendo suporte aos 399 municípios do Paraná. “Essas novas ferramentas vêm somar às tecnologias já implementadas pela Sesa. O objetivo é aprimorar a gestão dos municípios e melhorar ainda mais a oferta de serviços à população”, afirmou.

A nova plataforma, ao integrar dados de diferentes áreas da saúde, visa não apenas fortalecer a governança, mas também promover respostas mais eficazes e rápidas às demandas de saúde.

Compartilhe nas Redes Sociais: