A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu nesta semana uma palestra para 800 estudantes do Colégio Sesc São José, em Curitiba, abordando temas como assédio e importunação sexual. A atividade, direcionada a jovens entre 15 e 17 anos, permitiu que os alunos fizessem perguntas e tirassem dúvidas sobre os crimes, suas formas de combate e como auxiliar as vítimas.
A palestra integra o programa “PCPR na Comunidade”, que tem realizado diversas ações de orientação à comunidade escolar e ao público em geral. Segundo a delegada Fernanda Lima Moretzsohn de Mello, especialista em Direito Público e responsável pela palestra, é fundamental que os jovens compreendam esses crimes e saibam como agir.
“Palestras e conversas com estudantes são importantes para que eles encontrem na escola um lugar seguro e formem opinião sobre o assunto”, ressaltou a delegada, que também detalhou as consequências jurídicas dos crimes. Ela destacou que essas ações ajudam a conscientizar os jovens, que podem replicar o conhecimento para colegas e familiares ou até perceber que são vítimas.
Patricia Brassalotti, gerente do Colégio Sesc São José, avaliou a atividade de forma positiva: “Os alunos gostaram, fizeram muitas perguntas. É um tema muito relevante para a formação deles”.
PCPR na Comunidade
O programa “PCPR na Comunidade” busca levar serviços de polícia judiciária à população, promovendo um atendimento humanizado, auxiliando na identificação de possíveis vítimas e fortalecendo a eficiência do serviço público em prol da sociedade.