A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comemora o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e incentivo à doação de órgãos. O Paraná se destaca como o estado com o maior número de doações “por milhão de população” (pmp) no país, segundo o relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Entre janeiro e março de 2024, o estado registrou 41,6 doações pmp, superando Rondônia (40,5 pmp), Santa Catarina (39,4 pmp) e Rio de Janeiro (26,9 pmp), enquanto a média nacional é de 19,1 pmp.

“Esse trabalho de salvar vidas por meio de doações só é possível graças à solidariedade do povo paranaense, que, em meio à dor, decide doar e salvar vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Atualmente, 3,8 mil pessoas aguardam um transplante no Paraná, a maioria para transplantes de rim (2.134), seguido por córneas (1.420), fígado (245), coração (41), rim/pâncreas (19), pulmão (10) e pâncreas (2).

Histórias de Vidas Salvas

Michele Canato Costa, filha de um doador, conta que a doação dos órgãos de seu pai, falecido aos 65 anos, ajudou a salvar quatro vidas. “O momento da doação transformou nosso luto em amor, carinho e solidariedade”, diz. Seu pai doou rins, córneas e pele, proporcionando uma nova chance a várias pessoas.

Maycon Douglas Caetano de Almeida Moreno, de 35 anos, recebeu um coração em maio, após um ano e meio na lista de espera. “A doação de órgãos mudou minha vida. Peço que as famílias doem, pois a doação salva vidas, como salvou a minha”, declara.

Estrutura para Doações e Transplantes

O Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR) coordena as atividades de doação e transplantes no Paraná, com a Central Estadual de Transplantes em Curitiba e quatro Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. O SET/PR conta com cerca de 700 profissionais, incluindo 23 equipes de transplantes e 16 centros especializados.

A infraestrutura para transporte de órgãos inclui nove veículos próprios e 12 aeronaves para transporte emergencial.

Compartilhe nas Redes Sociais: