O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento acumulado de 4% no volume de serviços prestados por empresas, superando em 2,5 vezes a média nacional, que foi de 1,6% no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre maio e junho, o Paraná registrou um aumento de 3% no volume de serviços, sendo a segunda maior contribuição para o crescimento do setor no Brasil. São Paulo liderou o ranking com uma variação de 2,6%. No comparativo anual, o volume de serviços no Paraná cresceu 2,1% em junho.
Todos os segmentos de serviços pesquisados pelo IBGE apresentaram crescimento em 2024. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 4,4%, seguidos pelos serviços prestados às famílias (4%), serviços de informação e comunicação (3,8%) e serviços de transportes e correios (2,2%). O destaque foi para “outros serviços”, que cresceram 8,3%.
Receita Nominal
O IBGE também divulgou os dados de receita nominal, que considera a variação da receita bruta das empresas. No Paraná, as empresas prestadoras de serviços registraram uma alta de 9% no primeiro semestre de 2024, superando a média nacional de 5,8%. A variação mensal foi de 3,2%, enquanto no Brasil a média foi de 2,7%.
As empresas ligadas aos serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um aumento de 10,3% na receita no semestre. Já os serviços de transportes e correios cresceram 9,6%, seguidos pelos serviços prestados às famílias (9%) e serviços de informação e comunicação (8,9%).
Pesquisa
A PMS acompanha o comportamento do setor de serviços, investigando a receita bruta das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, excluindo as áreas de saúde e educação. Os resultados completos podem ser acessados no sistema estatístico Sidra, do IBGE.
Fonte AEN-PR