Na última quinta-feira (15), os microempreendedores de Colombo participaram da 1ª Feira do Empreendedor MEI, promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEICTT), em parceria com o Sebrae. O evento teve como objetivo capacitar e dar mais visibilidade aos empreendedores locais, fortalecendo a economia do município.

A Feira reuniu aproximadamente 60 microempreendedores previamente cadastrados no site do Sebrae. Além disso, a exposição contou com produtos de microempreendedores individuais de Colombo, público-alvo da Sala do Empreendedor. Geovana Dias, assistente MEI na SEICTT, destacou o cuidado em garantir a presença dos inscritos: “Ligamos para cada um dos inscritos dois dias antes do evento, para confirmar a presença nas palestras e a participação na feira.”

Apoio ao empreendedorismo local

Ana Paula Polli, secretária municipal da SEICTT, reforçou a importância dos microempreendedores para a economia de Colombo. Durante sua fala, representando o prefeito Helder Lazarotto, Polli enfatizou o impacto significativo dos empreendedores na economia local. “Vocês são uma das maiores parcelas da economia do nosso município”, afirmou. Ela também destacou a importância de eventos como a Feira do Empreendedor para fomentar o networking e a troca de experiências entre os participantes. “Queremos que vocês façam parte de toda a economia do município e até mesmo além dele”, completou.

Sebrae e o acesso ao crédito

Vilson Poltronieri Júnior, consultor do Sebrae e gestor de território para Colombo, Almirante Tamandaré e Campo Magro, explicou a importância da conscientização dos empreendedores em relação ao acesso ao crédito. Segundo ele, o crédito pode ser uma ferramenta fundamental para o crescimento dos negócios, desde que utilizado de maneira consciente e planejada. “A gente vem falar sobre a conscientização de acesso ao crédito, para que isso não vire um problema, mas sim uma oportunidade de bons resultados para a empresa”, destacou Poltronieri.

Cidade Empreendedora 

Colombo foi contemplada com o título de Cidade Empreendedora durante o Encontro Estadual de Políticas Públicas 2024, promovido pelo Sebrae/PR nos dias 5 e 6 de agosto, em Foz do Iguaçu. O reconhecimento é fruto do trabalho contínuo de apoio ao empreendedorismo na cidade. “É a primeira vez que recebemos esse prêmio, que simboliza o desenvolvimento de Colombo e seu alinhamento no caminho certo”, celebrou Susane Gasparin, que entregou o troféu à secretária Ana Paula Polli.

Ainda durante o evento, Ana Polli também apresentou Gustavo Pavin como o novo presidente do Conselho de Turismo Municipal (CONTOUR). “É uma honra entregar esse desafio a uma pessoa extremamente qualificada, que conhece bem Colombo e seu potencial turístico”, destacou a secretária.

Dia do Empreendedor

Outra novidade anunciada durante a feira foi a criação do Dia do Empreendedor em Colombo, que será comemorado no dia 5 de outubro, conforme a lei número 1764/2024, sancionada em abril pelo prefeito Helder Lazarotto. A data será celebrada com a realização da Semana do Empreendedorismo, que contará com feiras, palestras de capacitação e outras atividades voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo na cidade. O vereador Osmair Possebam destacou a importância dessa iniciativa, que visa consolidar ainda mais o papel dos empreendedores na economia local.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: