O Amazonas, São Paulo e alguns estados do Nordeste registraram aumento de internações por covid-19 entre idosos nas últimas semanas, conforme o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz. Apesar da expansão, as internações permanecem em patamares baixos comparados ao histórico da pandemia. Pesquisadores recomendam atenção hospitalar para sinais de aumento significativo na disseminação do vírus.

O estudo também apontou aumento das internações por influenza A entre idosos em alguns estados do Sul e Sudeste, enquanto outras regiões mostram sinais de estabilização. Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), há uma interrupção ou redução nas internações de crianças até 2 anos em várias regiões, exceto em Santa Catarina e Roraima.

Na Bahia e Piauí, o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) está ligado ao crescimento de internações por rinovírus entre crianças e adolescentes. Nacionalmente, há uma tendência de queda na SRAG, atribuída à redução dos casos de VSR e influenza A, embora alguns estados ainda apresentem aumento.

A mortalidade por SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças pequenas e idosos, destacando-se as mortes associadas à influenza A e covid-19. Três estados (Bahia, Piauí e Roraima) apresentam crescimento de SRAG a longo prazo, enquanto Salvador, Teresina, Vitória e Florianópolis registraram aumento nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Em 2024, foram notificados 104.734 casos de SRAG, com 48,8% positivos para algum vírus respiratório, sendo os mais prevalentes o VSR, influenza A e Sars-CoV-2.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: