O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito de Anhanguera pelo Governo do Estado de Goiás. A cerimônia ocorreu na cidade histórica de Goiás, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Ratinho Junior recebeu a insígnia Grã-Cruz, a mais alta distinção da ordem, das mãos do governador goiano Ronaldo Caiado. Criada em 1975, a Ordem do Mérito Anhanguera visa reconhecer indivíduos e instituições que se destacam por ações em prol de Goiás e por suas contribuições em suas áreas de atuação.
Em sua fala, Ratinho Junior agradeceu: “Em nome do povo do Paraná, agradeço essa honraria. Temos grande carinho por Goiás, pois aqui vivem muitos paranaenses, assim como no Paraná há goianos.” Ele também destacou a colaboração entre os estados: “É uma alegria governar com Ronaldo Caiado e contribuir para o Brasil. Nossas gestões são reconhecidas pelos avanços em educação e segurança.”
Em 2023, o Paraná cresceu 5,8% no PIB, segundo o Ipardes, e Goiás 4,4%, de acordo com o IMB. Em comparação, o PIB do Brasil subiu 2,8%, segundo o IBGE.
Durante a cerimônia, Ronaldo Caiado elogiou a gestão de Ratinho Junior: “Ratinho Junior, meu colega no Congresso Nacional, tem se destacado em seu segundo mandato como governador e é um exemplo de boa gestão.”
Ratinho Junior destacou as semelhanças entre os estados: “Paraná e Goiás têm muitas afinidades. Goiás é conhecido pelo pequi e o Paraná pelo pinhão. Ambos revelaram duplas famosas e possuem belezas naturais como Foz do Iguaçu. Essas conexões são notáveis.”
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou a importância da contribuição paranaense para o desenvolvimento do estado: “O povo paranaense teve um papel crucial no nosso crescimento nas últimas décadas, trazendo expertise e capacidade de trabalho essenciais para o progresso de Goiás.”