No dia 22 de julho, o Governo do Estado realizará a segunda edição da Caminhada do Meio-Dia, evento integrante da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A ação, coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), acontecerá simultaneamente na Capital e em diversas cidades do Estado.
A caminhada reunirá homens, mulheres, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas, em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná. Durante o evento, os participantes exibirão cartazes, balões e faixas, clamando pela conscientização da população na luta contra esse crime.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a relevância da iniciativa e expressou sua expectativa de maior engajamento este ano. “No ano passado, o evento foi um sucesso, com a participação expressiva do Governo do Estado e da população, além dos mais de 70 municípios que aderiram à ação”, afirmou.
EM COLOMBO
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Colombo (COMDIM), em parceria com a Prefeitura de Colombo, realizará a 2ª Caminhada Estadual de Combate ao Feminicídio na cidade. O evento acontecerá no dia 22 de julho, com concentração marcada para as 11h30 no Ginásio Célia Ceccon, localizado na Rua Budapeste, 49, no bairro Rio Verde. A caminhada terá início ao meio-dia.
Os organizadores sugerem que os participantes vistam camiseta branca, em sinal de apoio à causa.
DIA ESTADUAL
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime. O autor do crime foi condenado a mais de 30 anos de prisão.