Termina no próximo dia 31 de maio o prazo para que os 58 municípios mais propensos a registrar baixas temperaturas no inverno façam a adesão ao Incentivo Vidas Aquecidas, programa do Governo do Paraná, executado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), que vai repassar R$ 4,1 milhões para atendimento à população em situação de rua.

Até o momento, 47 municípios fizeram a adesão no Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento Estadual Fundo a Fundo (SIFF). Os recursos são oriundos do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS).

O Incentivo Vidas Aquecidas será destinado a medidas socioassistenciais, como acolhimento provisório na rede hoteleira; implantação, implementação e manutenção de alojamentos provisórios, de forma direta ou por meio de parcerias com organizações da sociedade civil; ampliação de vagas de atendimento nas unidades de acolhimento institucional; concessão de benefícios eventuais por vulnerabilidade temporária, conforme regulamentação local e intensificar ações do Serviço Especializado em Abordagem Social.

 

SELEÇÃO – Os 58 municípios que receberão o incentivo foram selecionados a partir de critérios como as mais baixas temperaturas no inverno, a partir dos dados extraídos do Atlas Climático do Paraná (2019), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), fornecidos pela Defesa Civil Estadual e o número de pessoas em situação de rua, conforme dados do CadÚnico.

Entre os municípios elencados na deliberação 027/2024, estão alguns da RMC, como Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Colombo, além de Curitiba.

Compartilhe nas Redes Sociais: