Quem é Jesus para ti? (Mateus 16.13-16)

 

Ao perguntar ao Google em 06/04/2024, qual é a personalidade mais importante da história, a resposta foi Jesus, com a seguinte informação ipsis litteris: “se nos basearmos na quantidade de vezes em que um nome foi mencionado na mídia, a pessoa mais famosa de todos os tempos é, sem dúvida, Jesus Cristo. Com mais de 2 bilhões de seguidores em todo o mundo, Jesus é a figura central do cristianismo e sua história tem sido contada e recontada por séculos”.

 

Fato é que Jesus foi e é tão relevante que o calendário ocidental dividiu a história entre antes e depois de Cristo e ainda que hoje estejam usando outras nomenclaturas para isso, não se pode negar esse marco histórico. Observe que em certa ocasião Jesus perguntou aos discípulos:

 

— Quem o povo diz que o Filho do Homem é? 14 Eles responderam: — Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. 15 — E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus. 16 Simão Pedro respondeu: — O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. 17 Jesus afirmou: — Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.

 

As pessoas ainda estavam atônitas com tanto amor, generosidade e milagres que ainda não sabiam responder ao certo quem era Jesus. Todos os profetas mencionados eram importantes, mas Jesus está sobre todos eles. João Batista representava o profeta que pregava sobre arrependimento e a primeira pregação de Jesus foi sobre arrependimento, pois a salvação é baseada em arrependimento. Elias representava o profeta que fazia milagres e Jesus fez todos os tipos de milagre que se possa imaginar. Jeremias foi o profeta que viu a destruição do templo, mas ainda assim pregava sobre esperança, entretanto Jesus foi além, pois seu próprio templo (seu corpo) foi destruído e sua mensagem de esperança e salvação continuou a ecoar e nem mesmo a morte teve poder sobre Jesus, pois ele ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e prometeu voltar para buscar os seus. Esse é Jesus, o Cristo, filho do Deus Vivo!

Compartilhe nas Redes Sociais: