O eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor, se quiser votar nas Eleições Municipais de 2024. Depois dessa data o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito.
Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro (8 de maio).
SERVIÇOS
Alistamento (primeiro Título): compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitora ou do eleitor, o que permite que a pessoa adquira seus direitos políticos e possa votar na eleição.
Transferência de domicílio eleitoral: é a operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, estado ou país, para que ela possa continuar a exercer o direito do voto.
Atualização de dados cadastrais (revisão): é o serviço em que a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço ou local de votação, por exemplo), sem mudar o município.
ATENDIMENTO
Tanto no atendimento presencial quanto on-line, é necessário ter em mãos a seguinte documentação:
– Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
– Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
– No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.
O atendimento presencial no Cartório da 186ª Zona Eleitoral – Colombo está sendo realizado de segunda a sexta-feira, excepcionalmente, das 09h às 18h, até o dia 8 de maio. Também, haverá plantão de atendimento no final de semana, nos dias 4 e 5 de maio, das 09h às 17hs. O atendimento está sendo feito por ordem de chegada, pois não há mais horários para agendamentos disponíveis.
ENDEREÇO E CONTATOS:
Cartório da 186ª Zona Eleitoral – Colombo
Rua Padre Francisco Camargo, 759 – Fórum Eleitoral
Bairro: Centro – Colombo CEP 83414–010
Telefone: 0800 640 8400,
Whattsapp: (41) 99223-8809
Email: [email protected].
ALISTAMENTO E VOTO
Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e maiores de 70 anos. E são obrigatórios a partir dos 18 anos.
No entanto, desde 2021, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos tirem o título de eleitor. A Resolução do TSE nº 23.659/2021, que trata da administração do cadastro eleitoral e de outros serviços para as eleições, estabelece que o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens de 15 anos, a partir do momento em que completem essa idade. Porém, esse jovem só poderá votar nas eleições deste ano se completar 16 anos até o dia da votação.