Redação com PMC
Apesar de muitos acreditarem que o frio é um desafio impetuoso aos agricultores, diversas hortaliças são produzidas em Colombo durante esta época do ano. Entre elas, estão alface, rúcula, agrião, escarola, couve manteiga, espinafre e acelga. Elas estão presentes em diversas propriedades rurais do município, que conta com uma área de 1.831 hectares dedicados a hortaliças em Colombo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Existem algumas hortaliças mais resistentes à geadas, devido à adaptação ao clima da região e ao melhoramento das espécies escolhidas para o plantio. Em Colombo há um grande número de produtores que realizam o plantio protegido em estufas ou coberturas em arco, reduzindo o risco de perdas por congelamento da produção”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jeronimo Strapasson.
No inverno, a incidência de pragas é menor, em consequência da baixa umidade e pelo fato de não termos tantas chuvas como na época de verão. Além disso, na estação mais fria opta-se por outras espécies de vegetais como a beterraba, rabanete, cenoura e abóbora. Esta opção de plantio se deve ao período de entre safra que acontece de maio a outubro.
Para auxiliar o produtor no preparo do solo para o plantio, independente da época do ano, a Prefeitura de Colombo conta com o Programa Patrulha Agrícola – coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
SAUDÁVEL – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de hortaliças de, no mínimo, 400 gramas por pessoa, por dia. Porém, apenas um terço dessa quantidade é consumida em média. Ou seja, 62,7% dos brasileiros não seguem a recomendação.
Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura de Colombo também incentiva o consumo de hortaliças através de programas como o EcoTroca, independente da época do ano, fomentando o consumo de hortaliças de qualidade e produzidas localmente.