Atualmente, as 216 Agências do Trabalhador espalhadas pelo Paraná estão oferecendo um total de 2.494 vagas de trabalho. Os maiores números de vagas são para auxiliar de linha de produção (1.525); alimentador de linha de produção (88); ajudante de carga e descarga de mercadoria (75). Apenas em Curitiba são 523 vagas disponíveis. As ocupações com maior número de vagas na capital são para operador de telemarketing ativo e receptivo (120); empacotador (44); operador de telemarketing ativo (42).
O preenchimento destas vagas contribui com os números crescentes da geração de emprego no estado, após o primeiro momento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Em agosto, por exemplo, 6.500 pessoas tiveram a carteira assinada, representando um índice 20% maior que no mês de julho, quando foram empregadas 5.695 pessoas. “Mesmo com a pandemia do coronavírus nossas Agências do Trabalhador continuaram disponibilizando vagas pela internet. Com a reabertura das Agências, os atendimentos presenciais continuaram sendo feitos com horários agendados e respeitando todas as normas exigidas pelas autoridades sanitárias”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost. . “Em todo o momento da pandemia, ofertamos diversas oportunidades de emprego e continuamos firmes para que possamos aos poucos retomar aquele bom momento que vivíamos antes da crise na geração de empregos e renda no Estado”, completou.
O intermédio da Agência do Trabalhador, inclusive, tem sido ainda mais essencial durante o período, até por opção de empresas do estado, que devido à pandemia, priorizaram as contratações via agência. “Sempre que temo vagas disponíveis entramos em contato com a Agência do Trabalhador de Curitiba e imediatamente conseguimos ocupar a vaga ofertada”, destaca a representante da RPF Comercial, Gislene Scolaro Portella Castelhano
Agendamento
Por conta da pandemia, os atendimentos presenciais nas Agências do Trabalhador só acontecem mediante o agendamento prévio pelo site www.justica.pr.gov.br/trabalho. Os trabalhadores também têm a opção de buscar vagas cadastradas pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Android e iOS), ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br.
Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Sejuf. Para acessar o chat, basta entrar no link: www.justica.pr.gov.br/trabalho