Nesta terça-feira, 1º de dezembro, o Coronel da Reserva Nemésio Xavier de França Filho, ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, veio a falecer após sofrer um infarto fulminante, em Curitiba. A Polícia Militar do Paraná decretou luto oficial de três dias. O coronel Xavier foi Comandante-Geral da PM de 16 de janeiro de 2006 a 05 de abril de 2008. O militar ingressou na PM em 1974 e atuou nas mais diversas funções e unidades operacionais e administrativas, até alcançar o mais alto cargo. Após mais de três décadas de serviço na Corporação, continuou a atuar pela segurança pública no Litoral do estado, e foi secretário de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos de Pontal do Paraná.
“O coronel Xavier foi um oficial que, além de semear a fraternidade e a amizade, trabalhou em prol da Polícia Militar do Paraná e do Povo Paranaense. Em sua carreira profissional, serviu tanto em unidades do interior, como 16º Batalhão, como também na Capital, na antiga Companhia de Choque, onde tive o privilégio de ser recebido por ele, conhecê-lo e desfrutar da sua amizade”, disse o atual Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.
O Comandante elogiou ainda a postura do coronel Xavier e desejou condolências a toda família do oficial. “Com certeza fará falta em nosso meio pela sua alegria, jovialidade, franqueza e raciocínio estratégico. As fileiras dos paladinos da justiça sofrem uma baixa terrível nesse momento mas, com certeza, ele está retornando aos braços do Deus Todo Poderoso, a quem ele respeitou e praticou a boa palavra durante toda sua vida. A despedida é de um amigo, de um irmão”, afirmou.
O Governo do Estado do Paraná também emitiu nota de pesar, em que o governador Ratinho Junior “manifesta condolências à família e amigos neste momento profunda dor e tristeza”.