O governador Ratinho Junior participou na última quinta-feira, 8, da comemoração dos 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, foram entregues 15 novas viaturas, incluindo quatro caminhões autobomba tanque. O investimento nos veículos foi de cerca de R$ 4,5 milhões. “Hoje é um dia muito importante para o Estado, quando se comemoram os 108 anos de história dos nossos bombeiros, que são reconhecidos nacionalmente como uma tropa de elite, muito bem treinada e sempre pronta para cumprir a sua missão. São homens e mulheres que colocam sua vida em risco para cuidar e salvar a vida da população paranaense”, disse o governador. Além da entrega dos novos veículos, integrantes da corporação foram homenageados com medalhas em reconhecimento ao trabalho realizado.
Durante a solenidade, o governador destacou a renovação da frota das forças de segurança do Estado, com o investimento de R$ 35 milhões desde o ano passado. “Nosso planejamento, por meio da Secretaria da Segurança Pública e pela própria corporação, prevê sempre modernizar a frota e os equipamentos, para trazer aos bombeiros paranaenses aquilo que tiver de melhor no mundo”, afirmou o governador. “Se temos uma tropa de elite, o maquinário que eles utilizam precisa ser o melhor disponível, para garantir sua própria proteção e também para que o trabalho seja cada vez mais eficaz”, disse.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, ressaltou que a renovação torna a corporação cada dia mais moderna. “Além de todos esses equipamentos e viaturas, até o nosso uniforme vai passar por um avanço tecnológico. Tudo faz parte de um planejamento estratégico para que os bombeiros prestem serviços cada vez melhores à comunidade”, afirmou.
Atualmente, metade da frota em circulação é de veículos novos, e segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, até 2022, 75% da frota dos bombeiros deve ser renovada. “Também planejamos ampliar a presença da corporação no território paranaense, com a construção de novas unidades nos municípios. Essa modernização e ampliação é uma necessidade constante dentro do Corpo de Bombeiros, como também a capacitação dos profissionais que atuam nesta área”, disse.