Nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Colombo publicou dois novos decretos relacionados à pandemia do novo coronavírus. O decreto 045/2020 estabelece as medidas de funcionamento do comércio em geral e de situações mais específicas, como o de instituições religiosas, até o dia 31 de julho. Já o decreto 046/2020, nada mais é do que um reforço do que já é estabelecido pelos governos estadual e federal, sobre quais serviços são considerados essenciais.
Os decretos podem ser visualizados na íntegra AQUI e AQUI.
Em transmissão ao vivo veiculada pela página da Prefeitura Municipal no Facebook, a prefeita Beti Pavin comentou a instituição de ambos os decretos. “Estamos tentando controlar o fluxo das pessoas para que o vírus não se espalhe com toda essa rapidez. É um momento muito difícil, triste. Nós temos que buscar um equilíbrio e foi pensando nisso que flexibilizamos várias situações, mas com todo o cuidado. O vírus ainda continua muito forte entre nós. Estamos em um momento de ascendência (dos casos)”, alertou a prefeita.
O secretário de Saúde de Colombo, Antoninho Barth, também participou da live e destacou a importância de seguir as medidas de prevenção. “Não podemos largar mão dos cuidados pessoais em hipótese nenhuma. Começamos há um mês atrás, com menos de três óbitos e hoje já estamos com um número superior a trinta. Isso é muito triste para todos nós. Colombo tem um grande número de famílias infectadas entre eles. Famílias com dois óbitos em um espaço de tempo muito curto”, afirmou.