O governador Ratinho Junior anunciou na manhã desta quinta-feira a ampliação da estrutura hospitalar de todo o estado do Paraná, com o intuito de garantir atendimento a pacientes que precisem de suporte médico-hospitalar por causa da Covid-19. De acordo com Ratinho, a Secretaria de Estado da Saúde vai ativar mais 317 leitos de UTI e 731 leitos de enfermaria em hospitais em todas as regiões do estado.

Segundo o Governo, a estrutura estará disponível em dez dias e se somará aos 3.603 leitos de atendimento especializado (públicos e particulares) já existentes em 60 hospitais de referência espalhados pelo Paraná. “O Paraná já é capaz de atender com qualidade os pacientes do novo coronavírus, mas estamos ampliando essa rede, principalmente para aqueles que demandarem atendimento na UTI”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos nos preparando para enfrentar da maneira mais estruturada possível essa pandemia. Temos bons técnicos, uma rede hospitalar eficiente e atendimento regionalizado”, completou.

O secretário da Saúde, Beto Preto, realizou comparação com a Itália, país europeu que tem sofrido com a falta de leitos, afirmando que o número de novos leitos de UTI pode saltar para 680, além de 1.611 novos leitos de enfermaria, em até 90 dias, se necessário. “Ninguém quer ficar doente, ninguém quer passar pelo novo coronavírus. Mas temos leitos suficientes. Temos números superiores na conta de UTIs a países da Europa, como a Itália”, afirmou. “Essa estruturação permitirá menos traumas nesse processo, poupará muitas vidas no Paraná”, encerrou.

Compartilhe nas Redes Sociais: