A rotina alterada pelo coronavírus atingiu também o movimento nos principais pontos turísticos de Curitiba. De acordo com a Guarda Municipal e o departamento de parques e praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o público nestes ambientes diminuiu em até 80% em alguns períodos do final de semana. Na manhã deste domingo, 22, por exemplo, a GM contou pouco mais de 100 pessoas no Parque Barigui, um dos mais movimentados da capital. Viaturas da Guarda Municipal rodaram por toda a cidade durante o fim de semana com mensagem de som externo reforçando a orientação para que as pessoas fiquem em casa, como forma de prevenção à Covid-19.
“É necessário ficar em casa. Evitar aglomerações e adotar o isolamento social, neste momento, é fundamental para a saúde de todos. A hora é de se proteger”, diz trecho da mensagem passada às pessoas que insistem em ficar nas ruas. O trabalho de orientação segue sendo realizado em todas as regionais pela Guarda Municipal, com especial atenção aos parques e a locais que normalmente possuem grande circulação de pessoas. “Durante este fim de semana, foi expressiva a redução de pessoas nas ruas e demais locais públicos. Mas é crucial que esse comportamento e os cuidados básicos de higiene se mantenham pelos próximos dias”, declarou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel
A Prefeitura de Curitiba também restringiu as atividades em alguns locais públicos. O Jardim Botânico fechou a estufa e o jardim das sensações, enquanto o Passeio Público foi fechado neste domingo.