Para garantir que a obra mais aguardada da história do município nos últimos 132 anos siga o cronograma planejado e estabelecido pela Lei de Licitações 8.666, o processo técnico que antecede o início da construção do Novo Hospital Geral de Colombo, está seguindo todos os critérios legais e as seis etapas do processo administrativo. Após a conclusão das cinco etapas, a sexta fase, que é da licitação pode estar próxima do fim. Das cinco empresas que entraram na concorrência, uma foi inabilitada, permanecendo quatro, que estão em fase de recursos e contrarrazões.
Confira as 6 etapas que antecedem a obra:
1ª Etapa
Na primeira etapa ainda em 2021, a Prefeitura realizou um estudo para levantar quais as especialidades e serviços médicos a população de Colombo mais necessita, quais são os serviços médicos que fazem com que nossa população fique mais tempo em filas de espera, quais os tipos de cirurgias que mais demandam em nossa rede de saúde e quais os exames médicos que mais tem fila.
2ª Etapa
Nesta fase foi realizada a definição do terreno e a elaboração do estudo de viabilidade. O objetivo foi definir um local com tamanho adequado para construção da maior obra pública da história de Colombo, que compreende 13.000 m².
Definido o Perfil Assistencial necessário e o terreno, foi desenvolvido o estudo de viabilidade, ou seja, o documento técnico que chancelaria a continuidade do projeto nesse espaço, até então sugerido. Esse documento foi elaborado por técnicos de diversas áreas do Estado e do Município como: arquitetos, engenheiros, enfermeiros, médicos, entre outros).
3ª Etapa.
É notório no ramo que a construção de um hospital é uma das obras mais desafiadoras da engenharia civil e arquitetura.
Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Colombo e o Governo do Estado, a Volkswagen pagou os custos de todos os projetos para construção do Hospital, no valor de R$ 850.000,00, desenvolvidos pela empresa MEP, de Londrina, através do programa Paraná Competitivo. Foram 43 projetos, com orçamento para construção da unidade hospitalar estimado em R$ 67 milhões.
4ª Etapa.
Os 43 projetos de engenharia e arquitetônicos foram encaminhados para a Vigilância Sanitária (Municipal e Estadual), PRED (Engenharia da SESA) e Corpo de Bombeiros. Os órgãos corrigiram e validaram cada um deles.
5ª Etapa
Nesta fase foi assinado o Convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a execução da obra. Foi viabilizado para essa primeira parte da edificação, R$ 20 milhões do orçamento do Estado e R$ 47 milhões com recursos próprios do município.
O convênio foi aprovado pelo Tribunal de Contas (TCE) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).
6ª Etapa.
Atualmente a construção do Hospital Geral de Colombo está na fase de licitação da obra, atendendo todas as exigências da Lei 8.666 (Lei de Licitações).
-
Elaboração do Edital;
-
Publicação do Edital;
-
Tramitação do Edital, prazos respeitados por lei em média 90 dias;
-
Definição da empresa vencedora;
-
Assinatura do contrato;
-
Início das obras.