Mais um morador de rua foi encontrado morto em Curitiba, desta vez o caso aconteceu no Centro de Curitiba, na manhã deste domingo (22) e a causa pode ter sido o frio, segundo os policiais que deram suporte à ocorrência, o homem aparentava ter entre 40 e 50 anos, de acordo com informações a vítima era conhecido por agentes da FAS (Fundação de Ação Social) como ‘Barba’. O corpo foi encontrado na calçada do Banco do Brasil na Praça Tiradentes.
Em entrevista, o sargento Gledson, do Comando do Policiamento Especializado da Polícia Militar, a equipe foi acionada por populares que perceberam que o homem estava caído no chão, provavelmente morto.
“Estávamos em patrulhamento quando fomos acionados por populares. Eles passaram a situação de um indivíduo caído no chão, provavelmente em óbito. Acionamos o Samu e a princípio parece ser pelo frio”, disse o sargento.
Ainda de acordo com informações levantadas no local com a Polícia Militar, o homem vivia nas imediações e seria conhecido na região. No entanto, não foram encontrados documentos e o corpo .
O sargento lembrou que as equipes da FAS fazem um trabalho de acolhimento dos moradores em situação de rua, mas que não pode obrigar a aceitar a oferta.“A prefeitura faz um trabalho intensidade para retirar esse pessoal da rua, mas tem uma parte que acaba não aceitando este tipo de trabalho e ai acontece este tipo de fatalidade”, afirmou.
A educadora social Joelma Cristina Gonçalvez da FAS disse que o acolhimento foi oferecido ao homem, que teria o nome de Albenir, em diversas oportunidades.
Ele era crônico de rua, ele nunca aceitava atendimento para casa de passagem. A gente dava coberta porque ele não ia para lugar nenhum. Não podemos obrigar a ir para o acolhimento”, disse.
“Ele falava que ele não precisava que ele se cuidava na rua. Às vezes ele estava molhado, mas nunca conseguimos levar para o banho e alimentação, isso durante anos”, completou.