Decisão ocorreu após auditoria identificar descumprimento de requisitos sanitários; governo busca solução
As autoridades da China suspenderam, nesta segunda-feira (3), a importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros por não cumprirem requisitos sanitários exigidos pelo país asiático. O governo brasileiro e representantes do setor já iniciaram negociações para reverter a decisão.
A suspensão foi determinada após auditorias remotas realizadas pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC), que analisou frigoríficos do Brasil, Argentina, Uruguai e Mongólia. Como resultado, plantas desses países tiveram suas exportações barradas.
No Brasil, as unidades afetadas são:
- JBS, em Mozarlândia (GO);
- Frisa, em Nanuque (MG);
- Bon Mart, em Presidente Prudente (SP).
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que já está em diálogo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades chinesas para garantir uma solução rápida.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, minimizou os impactos da suspensão, ressaltando que o Brasil possui 126 frigoríficos habilitados a exportar para a China e que essa medida não deve afetar significativamente a relação comercial entre os dois países. “Não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial”, afirmou.
As empresas envolvidas foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências sanitárias chinesas. O governo segue em tratativas para reverter a decisão o mais rápido possível.