Nesta terça-feira (22), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou das comemorações pelos 171 anos da Polícia Civil do Paraná (PCPR), realizadas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Durante o evento, o governador ressaltou os avanços nas investigações criminais no Estado, destacando que o Paraná é líder nacional em elucidação de homicídios, com uma taxa de 81%, fruto de uma série de investimentos e modernizações realizadas nos últimos anos.
Segundo o governador, o alto índice de resolução de crimes é fruto da reestruturação da carreira policial, da compra de equipamentos e da maior contratação de policiais civis da história do Estado. “A Polícia Civil se tornou referência, solucionando mais de 80% dos crimes. Isso supera os Estados Unidos e alguns países da Europa”, afirmou Ratinho Junior, que também elogiou o trabalho dos profissionais da PCPR e seu impacto na redução da criminalidade.
Ele comemorou as conquistas da corporação, que neste primeiro semestre de 2024 realizou 30,8% mais prisões em comparação ao mesmo período de 2023, com 291 operações policiais realizadas, um aumento de 561% nos últimos seis anos. A transferência de 12 mil presos, antes custodiados nas delegacias, para a Polícia Penal também foi destacada como um fator importante para liberar os policiais civis para se dedicarem a investigações.
Em 2023, a PCPR passou por uma reestruturação importante, com a unificação dos cargos de investigador e escrivão em agente de polícia judiciária. Houve ainda a contratação de delegados para todas as comarcas do Estado e a modernização da frota, com 1,2 mil novas viaturas.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, também destacou a evolução da Polícia Civil nos últimos anos. “A Polícia Civil do Paraná é uma das melhores, se não a melhor, na elucidação de crimes no país, especialmente homicídios. Isso é fruto dos investimentos e do trabalho integrado com as demais forças de segurança do Estado”, enfatizou.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Rockenbach, reforçou a relevância das ações integradas para os resultados alcançados. “Hoje podemos dizer que temos uma Polícia Civil que é referência nacional em diferentes aspectos, resultado dos investimentos maciços e das reestruturações das forças de segurança no Estado”, afirmou.
INTEGRAÇÃO
Para celebrar os 171 anos da Polícia Civil, foi prestada uma homenagem às demais forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, em reconhecimento à importância do trabalho conjunto.
O governador Ratinho Junior e o secretário Hudson Teixeira também foram homenageados. “Nada disso seria possível sem a cooperação e parceria dessas instituições, que muito contribuíram para os avanços e melhorias da Polícia Civil”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Rockenbach.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…